terça-feira, 23 de outubro de 2007

Não é ilusão. É a maior Lua cheia do ano!

Se o tempo colaborar, saia de casa e dê uma olhadinha na Lua. Reparou alguma coisa? Ligue para os amigos e familiares e peça a eles para darem um parecer sobre nosso satélite. Difícil, não? Talvez poucas pessoas vão perceber, mas a Lua está cada vez maior e não é por que está se aproximando da Terra. No dia 26 vai ficar maior ainda, e será a maior Lua Cheia de 2007!



Algumas Luas cheias são de fato maiores que outras, mas a deste final de semana vai ganhar disparado e vai aparentar ser 14% maior e 30% mais brilhante do que qualquer Lua cheia vista em 2007. E é lógico, sempre existe uma explicação!


Explicando
A órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito e sim uma elipse, com o lado menor cerca de 48 mil quilômetros mais perto do nosso planeta. A lua cheia deste final de semana, entre os dias 25 e 26, estará localizada exatamente dento do lado mais próximo e é essa diferença a responsável por fazer nosso satélite parecer maior e mais brilhante.

Falando de uma maneira um pouco mais técnica, as duas extremidades da elipse são chamadas de apogeu e perigeu. O apogeu é o ponto mais distante enquanto o perigeu é o mais próximo. Desta forma, a Lua Cheia deste final de semana ocorrerá exatamente no momento do perigeu.



Apesar de aparentar 14% maior, não é tão fácil perceber a diferença. No espaço não existe régua para medir o diâmetro da Lua, mas uma boa vista treinada pode perceber o aumento. Faça o teste. Chame os familiares e amigos e peça a eles para olhar a Lua. Depois explique a eles o que é perigeu e apogeu!

No topo, duas imagens da Lua cheia mostram a diferença esperada no tamanho do astro. Acima, diagrama explica o fenômeno.

Fonte: http://apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20071023-095808.inc

Nenhum comentário: