segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Antares, a dama de vermelho...

Uma estrela que, vista aqui de nossa humilde morada, está no coração da constelação do Escorpião: Antares. Fácil de ver a olho nu, seu belo nome vem de anti-Ares, que significa rival de Marte.

Chame essa estrela para o centro do Sistema Solar (avise o Sol para sair antes) e Antares se estenderá até a beira do cinturão de asteróides, engolindo Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e provando que essa história de rivalidade com o Planeta Vermelho é pura intriga.

Clique e veja a comparação entre Antares e o nosso Sol.

Supergigante
GIGANTE É POUCO. Os astrônomos (um tipo de paparazzi que aponta suas câmeras somente para o céu) a chamam de supergigante vermelha. Antares é mais de dez mil vezes mais luminosa que o Sol, mas está (sorte nossa!) 37 milhões de vezes mais longe, a 600 anos-luz daqui.

Antares ocupa a posição 14 no ranking das estrelas mais brilhantes e sua fama vem desde a Antiguidade, quando era citada pelos egípcios, persas e árabes, entre outros povos.

Segredos da estrela
A GRANDE REVELAÇÃO SOBRE ANTARES e que ela não mora sozinha! Vive com uma companheira quatro vezes o tamanho do Sol. Ambas giram em torno de um centro comum de gravidade, como um casal de mãos dadas.

Cada órbita leva 878 anos para se completar. Elas estão separadas uma da outra por um distância 14 vezes maior que do Sol a Plutão. Só mesmo a força da gravidade para manter uma união assim.

Apesar de famosa, na verdade Antares não é tão quente quanto o Sol – literalmente. Sua temperatura superficial fica um pouco acima dos 3.000 ºC (tipo espectral M), enquanto o Sol, mesmo comparativamente diminuto, tem o dobro (tipo espectral G).


25.000 a 40.000ºC11.000 a 25.000ºC7.500 a 11.000ºC6.000 a 7.500ºC5.000 a 6.000ºC3.500 a 5.000ºC3.000 a 3.500ºC
OB AFG KM
AS CORES E AS TEMPERATURAS superficiais das estrelas quando vistas do espaço, isto é, sem a influência da atmosfera, das nuvens interestelares e dos movimentos estelares próprios – que alteram nossa percepção. As letras representam os tipos espectrais.

As estrelas nascem de enormes nuvens de gás hidrogênio, o elemento químico mais abundante no Universo. Quando jovens são azuis, muito energéticas e turbulentas – o que se espera da juventude, afinal.
Mas com o tempo (muito tempo...) vão mudando de cor. Do azul para o branco, depois o amarelo (meia-idade, como o Sol), o alaranjado e finalmente o vermelho. Estrelas são vaidosas, mas conservadoras. Seguem a mesma moda há bilhões de anos.

Estrelas anãs amarelas ou vermelhas são estáveis e brilham por tempo suficiente para a vida surgir e evoluir em eventuais planetas ao seu redor. Mas elas também podem ser gigantes vermelhas. Astros inchados, num esforço desesperado para se manter brilhando. Mas nem mesmo as estrelas duram para sempre.


Antares (Alfa de Escorpião)
Cor
Classe
espectral
Distância
(anos-luz)
Luminosidade
(Sol=1)
Massa
(Sol=1)
Temperatura
superficial
Idade
VermelhaM1.5Iab-b 60010.00015,53.500 K 8 milhões de anos

Seu encontro com Antares
ANTARES É INCONFUNDIVELMENTE VERMELHA e está quase no meio, no coração, da imagem do Escorpião no céu. A disposição das estrelas dessa constelação sugere facilmente a cauda, o corpo e a cabeça do aracnídeo.

Se tiver um binóculo ou luneta não hesite em usá-lo. Mas não espere ver muito, as estrelas são bastante reservadas. Dica para os fãs: no final de maio Antares pode ser vista a noite inteira, do anoitecer ao amanhecer. Ela adora se mostrar nessa época do ano!




VOCÊ ESTÁ BEM HABITUADO com a velocidade do som. Vê o relâmpago e muitas vezes conta vários segundos até o trovão. Mas apesar de parecer instantânea, a luz também leva um tempo para se propagar. O problema é que ela viaja a 300 mil quilômetros por segundo e é muito difícil perceber.

Mas ajuda olhar para o céu. As estrelas estão longe o bastante para que sua luz demore para chegar aqui. Se o Sol apagasse agora, ainda teríamos 8 minutos até o último raio de luz. Por isso dizemos que o Sol está a oito minutos-luz de distância.

As outras estrelas estão muito mais longe, a muitos anos-luz de distância. Se Antares saísse de cena agora, ainda se passariam seis séculos na Terra até percebermos. Isto sim é uma celebridade!

Nenhum comentário: