quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Anéis de Saturno foram criados por restos de luas, dizem astrônomos


A descoberta de uma série de pequenas luas detectadas pela sonda Cassini na parte mais externa dos sete anéis de Saturno apóia a teoria de que esses anéis são resultantes de uma desintegração de luas geladas ao longo de dezenas de milhões de anos.

Com base nas imagens enviadas pela sonda ítalo-americana, astrônomos coordenadoss por Miodrag Sremcevic, na Universidade do Colorado, calcularam que oito pequenas luas de diâmetro de 60 a 140 metros e cercadas por resíduos provêm de um único corpo celeste de um diâmetro de 20 km.

Essa lua teria começado a se desintegrar há cerca de 30 milhões de anos devido ao impacto de um cometa ou um asteróide.

A descoberta da Cassini e os cálculos da equipe de Sremcevic apóiam a teoria de uma formação dos anéis de Saturno a partir de várias luas que se descompuseram durante um longo período.

Segundo uma teoria diferente, os anéis nasceram ao mesmo tempo que Saturno e seriam restos não aglomerados com o planeta gigante e sim retidos em órbita.

A origem e a evolução dos anéis planetários é um dos problemas não resolvidos do estudo dos planetas, e que poderá permitir uma melhor compreensão da formação e nascimento dos astros, segundo os autores do estudo.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/071024/saude/espa__o_astronomia

Nenhum comentário: