sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Astronomia na praça

O CAFS programou para o dia 24 de outubro deste a realização do projeto “ASTRONOMIA NA PRAÇA”, realizado na praça de alimentação de Feira de Santana. Estivemos lá como programado, em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal.

Foi uma atividade em que levamos à praça nossos telescópios, para que a comunidade do local pudesse ter uma noite de observações surpreendente. Chegamos ao local por volta das 18h30, eu (Zé Carlos), Paulo Jaksom e Antonio Bastos. Montamos o telescópio Shimid Cassangrim pertencente ao Observatório Astronômico Antares; Jakson montou seu próprio telescópio - um excelente pequeno azimutal e o Antonio com o seu tipo Newtoniano.

Esperamos os primeiros interessados surgirem. Logo já tínhamos uma dezena de curiosos querendo observar a Lua e de brinde Júpiter.

As condições atmosféricas estavam a nosso favor e permitiram uma boa observação. Foi mais uma noite agradável e, para nossa grata surpresa, de céu limpo. Aproximadamente 80 (oitenta) pessoas puderam desfrutar das paisagens celestes da Lua, do planeta Júpiter e seus satélites. Puderam também tirar suas dúvidas sobre constelações, estrelas, meteoros etc.

Para nós, fica a alegria de ver tantas pessoas surpresas e agradecidas com o que estamos proporcionando. É muito bom ver o encantamento que a Astronomia causa. Isso nos dá a certeza de que vale a pena continuarmos.

Este é mais um projeto de extensão bem como a difusão da astronomia e inclusão social promovidos pelo CAFS - Clube de Astronomia de Feira de Santana e o com o apoio do Observatório Astronômico Antares - UEFS. O próximo passo é “Astronomia nas escolas”, que consiste em levar conhecimento do céu e a popularização da Astronomia à população estudantil, atingindo as escolas públicas da região de Feira de Santana, tanto o ensino fundamental como o ensino médio.

Aguardem!

Participaram deste projeto: Otávio, Paulo Jaksom, Tereza Cristina, José Carlos, Narjara Turenna, Josué Moraes

Nenhum comentário: