domingo, 2 de novembro de 2008

Projeto: "Como vejo o céu"


Dentre as atividades promovidas pelo Clube de Astronomia Amadora de Feira de Santana do projeto "Como vejo o céu" esta incluída viagens a localidades que proporcione uma situação de observação mais apropriada e adequada para o que realmente visa este projeto, que nada mais é a transferência de informações daqueles mais experientes do grupo para os que estão iniciando suas observações, para os participantes que possuem mais tempo de observações este projeto serve para adquirirem um melhor aperfeiçoamento da visualização do céu já que nos centros urbanos a poluição luminosa não permite. Participante desta viagem, Antonio Carlos, Danilo, Franklyn, Otávio Oliveira, Paulo Jakson, Rodrigo e Zé Carlos.


Chegamos à fazenda próxima ao Distrito de Jaguara propriedade do Antonio Carlos integrante do CAAFS por volta das 18 horas, enquanto esperávamos uma condição do céu adequada, montamos os telescópios disponíveis e preparamos os alimentos que foram consumidos pelos participantes. 



Em torno das 19 horas começamos as nossas observações, logo percebemos que tínhamos perdido aproximadamente 10º nos horizontes devido à iluminação de cidades vizinhas, acima do horizonte prejudicado as condições para observações estavam ótimas. Algumas constelações chamaram a atenção dos observadores na ocasião, foram elas: Águia, Delfim, Sagitário, Coroa Austral, Erídano outros objetos visíveis a olho nu igualmente chamaram a nossa atenção por sua beleza e nitidez como foi o caso dos aglomerados Plêiades (aberto), Hyades (aberto) e 47 Tucanae (globular), dentre as galáxias tivemos o privilegio de observar todas as três que são visíveis, a belíssima Andrômeda, Pequena e Grande Nuvem de Magalhães (galáxias anãs irregulares satélites da via-láctea).


Aproximadamente às 2 horas da manhã, enquanto observávamos o horizonte leste com suas belas constelações e extremamente brilhantes: Órion, Gêmeos, Cão Maior, Cão Menor e Auriga aproveitando para aguardar o planeta Saturno, o céu ficou completamente nublado o que nos obrigou a interromper esta que foi uma proveitosa observação, apesar do curto espaço de tempo de observação. 
Outros objetos também foram observados, como foi o caso da Faixa da via-láctea, Júpiter, diversos meteoritos rasgaram a noite na ocasião e varias nebulosas do catálogo do Missier.


Nenhum comentário: