quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Belissima conjunção!




Nesta quinta-feira dia 12 de novembro de 2008 do se por do Sol até as 10 da noite, haverá uma conjunção belissima entre a lua na sua fase comletamente cheia e o belo aglomerado conhecido como as Plêiades. 
Seis das estrelas são visíveis sem o auxílio de telescópios. Aproximadamente 500 estrelas predominantemente de cor branca-azulada pertencem a este aglomerado e a maioria delas são fracas. Situa-se a 380 anos-luz, ou seja, a sua luz demora 380 anos a alcançar-nos. Alcione é a estrela a mais brilhante das Plêiades Sua magnitude aparente é 3 e está a 500 anos-luz da Terra.
Trata-se de um aglomerado estelar aberto, localizado na Constelação de Touro, sendo o mais brilhante visto por nós em noites estreladas. 
Aglomerado Estelar é um cúmulo de estrelas formadas pela mesma nuvem de gás, tendo, portanto, a mesma idade e a mesma composição química. São chamados de “aglomerados abertos” porque parte de suas estrelas podem ser vistas a olho nu. 
As Plêiades, segundo os cálculos científicos, possuem cerca de vinte milhões de anos. Dentre as 500 estrelas (aproximadamente) pertencentes ao seu aglomerado, sete delas podem ser observadas sem a ajuda de telescópios, sendo Alcyon a mais brilhante de todas. Dista da Terra cerca de 380 anos-luz, isto é, sua luz demora 380 anos para que possamos observá-la. Em outras palavras, isto quer dizer (em termos astrofísicos) que se algo acontecer nas Plêiades, só saberemos após 380 anos.





Foi dos gregos que herdamos o seu nome, oriundo da palavra grega "pleios", que significa "pleno", "cheio" ou "muitos". Também pode estar associado à palavra grega "plei", que significa "navegar".
Na mitologia grega, as Plêiades eram as sete filhas de Atlas e Plêione (uma explicação mais óbvia para o nome das Plêiades refere-se precisamente ao nome da mãe, que, tal como Atlas, também está representada no enxame). Dá-se-lhes também o nome de Sete-Estrêlo ou Setestrelo, Sete Irmãs, M 45 pela classificação do catálogo Messier, e como Subaru no Japão.

 
Foto os nomes mostrando As Plêiades

1. Maia, a mais velha das sete Plêiades, foi mãe de Hermes –pai Zeus. 

2. Electra, mãe de Dardanus e Iason– pai Zeus .

3. Taygete, mãe de Lacedaemon, pai Zeus 

4. Alcyone, mãe de Hyrieus, pai Poseidon 

5. Celaeno, mãe de Lycus e Eurypylus – pai Poseidon 

6. Sterope (Asterope), mãe de Oenomaus, pai Áries

7. Merope, a mais jovem dos sete Plêiades, foi amada por Órion mas em outros contextos teria casado com Sisyphus e se tornado mortal. Foi a única das Irmãs Plêiades que não se casou com um deus.


Fontes:
- Imagens do programa Stellarium 0.9.1

Nenhum comentário: