segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Vênus mais quente que Mercurio?!

Esta duvida foi levantada por um visitante do nosso blog, Porque Vênus é mais quente que mercúrio?
Venus, a jóia do céu, era conhecida pelos primeiros astrônomos como estrela da manhã e estrela da tarde. Esses astrônomos pensavam que Vênus era composta por dois corpos distintos. Vênus, a deusa romana do amor e da beleza, está coberta por uma espessa camada de nuvens em turbilhão.
Os astrônomos referem-se à Vênus como o planeta irmão da Terra. São ambos semelhantes em dimensão, massa, densidade e volume. Ambos foram formados mais ou menos ao mesmo tempo e condensados a partir da mesma nebulosa. Contudo, nos últimos anos os cientistas descobriram que as semelhanças terminam aqui. Vênus é muito diferente da Terra. Não tem Oceanos e está envolto por uma atmosfera pesada composta principalmente por dióxido de carbono e quase sem vapor de água. As suas nuvens são compostas por gotas de ácido sulfúrico. Na superfície, a pressão atmosférica é 92 vezes a da Terra ao nível do mar.
Vênus é queimada por uma temperatura à superfície de aproximadamente 482° C (900° F). Esta elevada temperatura deve-se principalmente a um rápido efeito estufa originado pela pesada atmosfera de dióxido de carbono. A luz do Sol passa pela atmosfera e aquece a superfície do planeta. O calor é irradiado, mas fica aprisionado pela densa atmosfera que não permite a sua fuga para o espaço. Isto torna Vênus mais quente que Mercúrio.
Um dia Venusiano tem 243 dias Terrestres e é mais longo que o seu ano de 225 dias. Curiosamente, Vênus gira de leste para oeste. Para um observador em Vênus, o Sol nasceria a oeste e teria o seu ocaso a leste.
A atmosfera de Mercúrio é muito rarefeita não ocorrendo tanto o efeito estufa.



Espero que tenhamos tirado sua duvida em relação à questão de Vênus ser mais quente que o planeta Mercúrio


Fonte:
http://www.inape.org.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ! Excelente blog, assim já consegui tirar as minhas dúvidas com esta resposta. Muito Satisfeita e grata !

Graciele disse...

Muito boa esta explicação, eu consegui entender a tudo e explicar ao meu filho q estava com esta questão em um trabalho de escola.Abraços!