terça-feira, 12 de agosto de 2008

Auroras Boreais e Austrais


Aurora no polo

AURORAS boreal e austral são luzes que têm sido motivo de admiração das pessoas que vivem perto dos pólos geomagnéticos norte e sul. Acredita-se agora que, dentro da Terra, colunas de metal fundido sobem e descem, e são torcidas pela rotação da Terra. Isto faz com que se gerem campos magnéticos alinhados aproximadamente com o eixo da Terra ao passo que ela gira. Partículas de radiação que atingem a Terra provindas do Sol produzem um efeito visível por causa desses campos magnéticos. Mas o efeito é aumentado quando um crescente número de partículas chega procedente de enormes protuberâncias solares associadas com manchas solares. Muitas partículas são atraídas pelo campo magnético da Terra. Átomos na nossa atmosfera em zonas ao redor dos pólos magnéticos são estimulados e produzem luz visível em diversas cores. As cores são produzidas quando átomos de oxigênio e de nitrogênio são estimulados por esta energia procedente do sol e produzem luz visível no comprimento de onda de vermelho/verde/violeta. A maioria das auroras é verde, com algumas áreas de vermelho e violeta. Nas partes setentrionais da Terra, essas luzes são chamadas de aurora boreal (latim: setentrional), ao passo que no sul são chamadas de aurora austral (meridional).
Deslumbrante espetáculo de luzes celestes
A espantosa aurora do hemisfério norte (aurora boreal; no hemisfério sul, aurora austral) continua sendo um dos mistérios dos céus. Várias teorias foram aventadas para explicar sua ocorrência. Atualmente, a idéia parece ser de que as luzes são vistas “quando partículas energizadas, provenientes do sol, atingem a atmosfera superior, próximo dos pólos magnéticos”. A cor mais observada é o verde ou o verde-amarelado, porém se tem notado também a cor vermelha, tons de laranja e até mesmo o violeta.
Embora as luzes apareçam geralmente como faixas ondulantes ou ondas de luz, um desses espetáculos surpreendentes assumiu a forma duma gigantesca abóbada celeste, com linhas arcadas que se radiavam de um ponto central bem acima dos observadores, e partindo para baixo, para o horizonte, por toda a volta deles.


Aurora vista no Alasca


Lendas e superstições a respeito da aurora boreal

Durante gerações as culturas setentrionais criam que as auroras fossem: “Tochas nas mãos de espíritos para guiar as almas dos recém-falecidos para uma terra de felicidade e plenitude.”
“Espíritos dos mortos jogando bola com uma cabeça de morsa.”
“Mau presságio de guerra e epidemia.”
“Os fantasmas de inimigos que foram mortos.”
Uma indicação de que “o tempo mudaria para pior”.
“Fogos sobre os quais os grandes curandeiros e os guerreiros . . . coziam seus inimigos mortos em enormes panelas.”
“Uma radiante cobra dançando no céu.”
“Os espíritos de crianças que morreram no parto.”
“Útil para curar males do coração.”

Nenhum comentário: