terça-feira, 12 de agosto de 2008

Último Eclipse do Ano


cliquem aqui a contagem regressiva para o eclipse


No próximo dia 16/08 teremos mais um eclipse lunar ( o último do ano). Do território brasileiro não veremos o início desse eclipse, por que Lua nascerá, para a nossa latitude, às 17h35mim na constelação de Capricórnio (o eclipse estará em andamento – início, aproximadamente, às 16h35m).
Pelo fato de apreciarmos um fenômeno já em andamento, nos permitira ver o eclipse com a Lua bem próxima à linha do horizonte. Neste caso a ilusão que temos que a Lua é maior quando a vemos próxima ao horizonte será um fator a mais que contribuirá para aumentar a beleza do fenômeno.
A magnitude (brilho) aparente da Lua, neste dia, será de -12, aproximadamente, e o término do eclipse está previsto para às 19h37mim.
O Clube de Astronomia Amadora de Feira de Santana - Caafs e o Observatório Astronômico Antares/Uefs estarão observando o fenômeno.
O último eclipse do ano terá inicio visível no noroeste da África,oeste da Europa, noroeste da Ásia. e terá o final visível na parte central da América Central, extremo noroeste da América do Sul, extremo sudoeste da América do Norte, sul da Groelândia, oeste da Ásia e extremo oeste da Austrália.

Nenhum comentário: