segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cometa Hartley 2 visível com binóculos

Rolando Ligustri usando um telescópio de 10 polegadas f/3.4 Takahashi Epsilon 250 fotografou o cometa em 6 de Setembro.


O cometa Hartley 2 está cada vez mais próximo da Terra e as imagens vão ficando cada vez mais bonitas. Durante o seu perihélio, 20 de outubro, ele passsa a uma distância de 17,6 milhôes de km de nós, igual a 45 vezes a distância da Terra à Lua. Durante este período ele poderá ser visto a olho nu por observadores no hemisfério Norte.

Os melhores dias para a contemplação no hemisfério Sul com pequenos instrumentos, como binóculos, será no início de novembro, de madrugada. Como a Lua Minguante estará no Céu, o melhor horário será antes dela nascer. No dia 4 de novembro será um dos melhores dias. Olhe para a constelação de Gêmeos, cerca de 1h antes do nascer-do-sol (veja o mapa abaixo). Neste mesmo dia a sonda EPOXI fará um sobrevoo a uma distância de cerda de 1000km para tirar fotos e comparar com outro cometa já visitado pela mesma sonda.

A sonda EPOXI é uma missão estendida da NASA que utiliza a sonda Deep Impact, redirecionada para outro objetivo depois de ter cumprido sua missão primária: em 2005 ela filmou a colisão de sua outra parte com o cometa Tempel I.

Descoberto em 1986, o cometa tem um período de apenas 6,46 anos.
  

  



fonte: http://www.cce.ufes.br/goa/cometa.hartley.html 

Nenhum comentário: