segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Um pouco mais sobre os signos: Capricórnio


Constelação atravessada pelo Sol no período de 20 de janeiro a 16 de fevereiro.
Tempo de aparente permanência do Sol na constelação de Capricórnio: 28 dias.
O deus Pan, em forma de cabra, estava, ao entardecer, tocando sua flauta às margens de um rio, quando surgiu o monstro Typhon. Assustado, modificou a sua forma para peixe. Entretanto, o fez tão rápido que apenas a sua parte trazeira metamorfoseou-se em cauda. 
Quando Pan emergindo do rio, viu que Zeus havia sido atacado pelo monstro e estava com os músculos da perna e dos braços arrancados do corpo, tocou uma nota aguda em sua flauta forçando Typhon a fugir. Mercúrio, com a ajuda de Pan, recolocou os músculos de Zeus no lugar. Ao retornar ao Olimpo, Zeus furioso, atirou um de seus poderosos raios em Typhon que ferido fugiu para a Sicília. Agradecido pela ajuda de Pan, o deus dos deuses imortalizou-o na constelação do Capricórnio.
Na mitologia grega pode se referir a Amaltéia, cabra que amamentou Zeus em sua infância em Creta. Também pode fazer referência à figura do Deus Pan, protetor dos bosques, campos e pastores, e a figura dos sátiros, personagens lendários meio homens, meio bodes.




Encontrando a constelação de Capricórnio

Para encontrar esta constelação tem-se um roteiro a seguir:
• Identificar a constelação de Sagitário (ou pelo menos “o bule”);
• Encontrar a principal estrela de Peixe Austral (Fomalhaut);
• Realizando o alinha mento entre: Alnasl (Gama de Sagitário), Épsilon de Sagitário encontrará a estrela mais brilhante de Capricórnio que é Deneb Algedi.
• A partir das estrelas encontradas anteriormente, já é possível encontrar a constelação de Capricórnio.





Nenhum comentário: