sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Fracasso da Motorola, espetaculo para nos Astronomos

Assista este video e veja o que é o Iridium Flare








A MOTOROLA LEVOU MAIS DE 10 ANOS E 20 BILHÕES de dólares para desenvolver seu ambicioso projeto mundial de telecomunicações. Naquela época os celulares eram grandes e analógicos, e a empresa pretendia fornecer telefones móveis que funcionassem em qualquer parte, mantidos por uma rede de mais de 60 satélites ao redor do globo.
O que eles não esperavam foi o rápido desenvolvimento da tecnologia, junto com um aumento espantoso das áreas de cobertura. Quando os primeiros satélites Iridium foram lançados, já era possível fazer e receber ligações entre as maiores cidades do mundo no sistema digital, muito superior em qualidade e facilidades.
Assim, em 1999, a Motorola enterrou seus planos e anunciou publicamente o fracasso bilionário. Alguns dos 66 satélites já lançados foram desativados e destruídos. Mas ainda existem tantos Iridium em órbita que você pode esperar ver pelo menos um deles por semana. E acredite: você não vai esquecer essa experiência.
O BRILHO MOMENTÂNEO DE UM SATÉLITE IRIDIUM (em inglês Iridium flare) é causado pela reflexão da luz do Sol em suas três antenas polidas, do tamanho de uma porta, montadas com 120º de separação uma da outra e inclinadas 40º com relação ao corpo do satélite.Em órbita a 800 km de altitude, ocasionalmente uma antena reflete a luz do Sol direto para a Terra, criando um foco de luz com 10 km de diâmetro. Enquanto já é noite aqui embaixo, o Iridium focaliza o brilho do Sol como uma lupa, justo em cima da sua cidade. Sem pânico. O resultado é só uma “estrela” que brilha bem forte por alguns segundos. A maioria atinge magnitude -8, mas alguns podem chegar a -9.5.



Um destes satelites que causam estes Iridium Flare.




Foto amadora de um Iridium Flare de magnitudo de -7,1, muito brilhante, pra se ter uma ideia Vênus chega a -4,0 e ja é considerado brilhante de mais.





Video obtido do Apolo Channel, informações sobre o Iridium encontradas no site: http://www.heavens-above.com/

Um comentário:

Ed Ferreira disse...

é realmente muito bacana, virou um vicio meu, prever e observar os iridiuns!