domingo, 25 de novembro de 2007

Projeto como vejo o céu


Ainda dentro do “Projeto Como Vejo o Céu” os membros do CAFS, com o apoio do OAA/UEFS, estiveram no dia 27/10 numa chácara no povoado de Nossa Senhora dos Humildes, distrito de Feira de Santana, onde fizeram observações e registros do céu daquela região.
Entre as 18 e 20 horas puderam observar detalhes de diversas nebulosas, aglomerados, asteróides e de quebra detalhes de algumas crateras da Lua. Nos dias 01 e 02 de novembro os “cafsnautas” viajaram para a cidade de Lençóis-Ba para mais uma atividade de reconhecimento do céu. A cidade de Lençóis foi escolhida em função da sua geografia e “promessa” de ter um céu muito “limpo”.
Na noite de sexta para sábado das 00 às 04 horas o céu da cidade de Lençóis estava propício pra um boa prática observacional. Por volta das 00h40 avistamos, na constelação de Perseu, o cometa 17P/Holmes com um diâmetro aparentemente próximo ao da Lua. Após nos deslumbrarmos com a visita do cometa continuamos a observação de aglomerados fechados e abertos e mantivemo-nos atentos até as 4 horas da madrugada.

Nenhum comentário: