quarta-feira, 29 de abril de 2009

Conhecendo mais os signos: Áries





Constelação atravessada pelo Sol no período de 19 de abril a 13 de maio.
Tempo de aparente permanência do Sol na constelação de Áries: 25 dias.
O rei Athamas da Beócia tinha por rainha a deusa Nephele com quem teve dois filhos: Phrixos e Helle. Tendo que retornar ao Olimpo deixou as crianças aos cuidados do pai. Athamas uniu-se a Ino que planejava livrar-se das crianças. Decidiu espalhar doenças e secar as sementes dos cereais prejudicando as futuras colheitas. Prevendo que Athamas consultaria o oráculo para saber as causas das desgraças, subornou os sacerdotes, para que convencessem o rei que a única forma de aplacar a ira dos deuses era sacrificando os filhos que teve com Nephele.
Embora com grande sofrimento, Athamas, pelo bem do povo, obedeceu às ordens do oráculo. Nephele, indignada, a tudo assistia. Para proteger os seus filhos, encontrou-se com eles às escondidas, avisando-os que no dia do sacrifício um carneiro dourado desceria dos céus e pousaria diante deles. Orientou-os a montar no carneiro. O único cuidado que deveriam ter era de não olhar para baixo durante o vôo. No dia do sacrifício, o carneiro surgiu e levou as crianças. Helle, no entanto, apesar das recomendações, não resistiu à tentação e olhou, caindo ao mar no local que ficou depois conhecido como Helesponto (hoje Dardanelos). Phrixos chegou salvo à Colchida onde sacrificou o carneiro a Zeus que o colocou no céu entre as estrelas.


Encontrando a constelação de Áries


Apesar de não se conseguir formar a figura do Carneiro esta constelação é fácil de ser observada por estar entre asterismos e constelações bastante conhecidas.




Nenhum comentário: