quarta-feira, 19 de maio de 2010

III Curso Básico de Astronomia



Menos de 48 horas de ter iniciado as inscrições do III CBA – Curso Básico de Astronomia promovido pelo Observatório Astronômico Antares – UEFS e o CAAFS – Clube de Astronomia Amadora de Feira de Santana a entidade já havia recebido mais de 80 pedidos de inscrição. O curso é oferecido anualmente e tem como objetivo introduzir conceitos de astronomia para aqueles que se interessa em conhecer um pouco sobre o assunto.



A abertura contou com a participação da diretoria do Observatório Antares onde na oportunidade o professor Paulo Poppe diretor do Observatório falou sobre a importância do curso em seguida deu-se inicio da primeira palestra proferida pelo integrante do CAAFS Otávio Oliveira falando sobre a “História da Astronomia” as atividades prosseguiram até sábado dia 15.





Os participantes do III CBA tiveram acesso às varias atividades oferecidos no espaço do Museu de Ciência e Tecnologia do Observatório Astronômico Antares, como o Giroscópio, simulador da superfície lunar, Parque dos Dinossauros e alguns experimentos de física no hall do observatório.

Ate o terceiro dia, houve observação dos Planetas Saturno e Marte, e alguns outros objetos como Caixinha de Jóias no Cruzeiro do Sul e Eta Carinae. A partir da quinta começou a chover na cidade, impossibilitando a observação celeste.
O encerramento aconteceu no Parque do Saber, onde foram mostrados imagens do Hubble em alguns programas astronômicos disponíveis. Os dois planetaristas que estavam na ocasião participaram do III CBA na sessão realizada no Parque do Saber foram convidados para explanar sobre os objetos celestes José Carlos e Otávio Oliveira, respectivamente, Diretor e Vice-Diretor do Clube de Astronomia.



terça-feira, 18 de maio de 2010

Sonda europeia registra detalhes de cratera marciana

Atualmente, rádios e jornais não param de noticiar sobre as cinzas vulcânicas expelidas de um vulcão na Islândia e que atinge parte da Europa. Apesar de serem comuns na Terra, as cinzas vulcânicas também existem em outras partes do Sistema Solar, principalmente no Planeta Vermelho.




A imagem mostrada foi feita pela câmera estereográfica de alta resolução, a bordo da sonda europeia Mars Express. A cena retrata parte da região conhecida como Meridiani Planum onde depósitos de material escuro semelhantes a cinzas vulcânicas são facilmente percebidos quando vistos do espaço.

Em primeiro plano destaca-se uma grande cratera de impacto de quase 50 km de largura, coberta pelo material escurecido, predominantemente composto de minerais como olivina e piroxênia. Na Terra, as piroxênias são encontradas em lavas vulcânicas na forma de pequenos cristais misturados na massa vitrificada.

Rodeando a região se encontram pequenos montes feitos de material mais macio. Ao que parece, esse material foi erodido e soprado por ventos de nordeste e agora formam as estrias escuras nos arredores.





Outra cratera de impacto, de 15 km de largura é vista no canto esquerdo superior. Ela também exibe o mesmo material escuro em sua borda sudoeste e segundo cientistas da ESA, a Agência Espacial Europeia, esse material foi provavelmente soprado da cratera maior.

Meridini Planum é uma planície com 127 km x 63 km. Vista através de um telescópio a região é um pequeno ponto escuro localizado próximo ao equador marciano. O ponto foi escolhido pelos cientistas espaciais para servir como referência do sistema de coordenadas geográficas marcianas, da mesma forma que a cidade de Greenwich, na Inglaterra é usada como referência aqui na Terra.








Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20100513-103024.inc