segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Projeto Como Vejo o Céu


Pátio do Observatório Astronômico Antares- Uefs no dia 23/01/08


O Projeto “Como Vejo o Céu” é uma iniciativa do Clube de Astronomia amadora de feira de Santana, (Caafs) que tem por objetivo divulgar as ciências astronômicas através de observações celestes com telescópios sempre orientada por membros do Caafs, projeção do céu artificial no planetário do Observatório Astronômico Antares o qual é um parceiro do Caafs.
No dia 23 de janeiro de 2008, o Caafs recebeu no pátio do Observatório Astronômico Antares mais de 100 pessoas vindas de algumas regiões do estado a exemplo da própria capital para mais uma realização do projeto “Como Vejo o Céu”.
Antes de começar o evento membros do Caafs reuniram-se no auditório do Observatório para discutirem pontos de pauta da reunião ordinária marcada também pra aquela data.
Por volta das 19:00 começou a chegar o pessoal que assistiram uma palestra proferida por Andre(estudante de física da Uefs e integrante do Caafs) ao termino da palestra o Sr Antonio instalou seu telescópio no pátio do Observatório enquanto Paulo Jakson e Jhonny preparavam o telescópio da cúpula para receber os visitantes, enquanto isto, o prof. Jose Carlos fazia uma projeção do céu (artificial) de Feira de Santana no Planetário do Observatório.
Começamos as observações por volta das 19:40, estava no céu o planeta Marte deslumbrante como sempre fazendo a alegria das pessoas que observavam, em seguida todos os olhares e telescópios apontavam para o horizonte pois a Lua começava a fazer sua festa.
Foi um momento de muita alegria para todos nos.
Pessoas tentavam insistentemente observar através dos telescópios, ao tempo em que faziam perguntas a respeitos da capacidade de aumentos das lentes dos telescópios, e até de como fazer para comprar um e a partir daí fazerem observações em casa etc.
O céu bastante claro permitiu-nos observar além das crateras, mares e montanhas lunares, Marte, Sirius e identificamos algumas constelações como Orion, Cão Maior alem disso foi observado também o planeta Saturno junto com quatro (Titan, Rhea, Tethys e Dione) das suas dezenas de satélites.
Ao encerramos as atividade por volta da 21:45 percebemos que 108 pessoas assinaram o livro de vistas.

Projeto Como Vejo o Céu
Data: 23 de janeiro de 2008.
Local: Pátio do Observatório Astronômico Antares - Uefs
Coordenador: Zecarlos
Horário Início 19:00 h Término 21:45 h
Público Atendido 108 participantes
Realização: Clube de Astronomia Amadora de Feira de Santana e Observatório Astronômico Antares
Equipe do caafs: Zecarlos, Narjara, Tereza, Josué, Paulo Jakson, Andre, Jonecley, Wellington, Antonio Bastos, Carol e Andrea.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Um pouco sobre os signos: Capricornio



Constelação atravessada pelo Sol no período de 20 de janeiro a 16 de fevereiro. Tempo de permanência do Sol em Capricornus: 28 dias.

Mitologia
O deus Pan, em forma de cabra, estava, ao entardecer, tocando sua flauta às margens de um rio, quando surgiu o monstro Typhon. Assustado, modificou a sua forma para peixe. Entretanto, o fez tão rápido que apenas a sua parte trazeira metamorfoseou-se em cauda.
Quando Pan emergindo do rio, viu que Zeus havia sido atacado pelo monstro e estava com os músculos da perna e dos braços arrancados do corpo, tocou uma nota aguda em sua flauta forçando Typhon a fugir.
Mercúrio, com a ajuda de Pan, recolocou os músculos de Zeus no lugar. Ao retornar ao Olimpo, Zeus furioso, atirou um de seus poderosos raios em Typhon que ferido fugiu para a Sicília. Agradecido pela ajuda de Pan, o deus dos deuses imortalizou-o na constelação do Capricórnio.

Obseravando a constelação de Capricornio


Esta constelação é formada de estrela com alta magnitude, ou seja, pouco brilho, mais uma bela constelação.


quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Agenda Janeiro/Fevereiro de 2008

Janeiro

Dia 08/01/08
17:00 - Reunião extraordinaria com menbbros do CAFS para definição das atividades do semestre.
19:00 - Observação do planeta Marte com telescópio e orientação com os membros do CAFS

Dia 23/01/08
17:00 - Reunião ordinária com menbros do CAFS
18:30 - Mostra de filme
19:00 - Projeto "Como vejo o céu" com observação pública no pátio do Observatório Astronômico Antares, orientada pelos membros do CAFS
21:00 - Encerramento das atividades

Fevereiro

Dia 20/02/08
17:00 - Reunião ordinária com menbros do CAFS - em pauta, preparação para observação do primeiro eclipse lunar de 2008
19:00 - Projeto "Como vejo o céu" com observação pública no pátio do Observatório Astrônomico Antares, orientada pelos membros do CAFS